Estêvão Teixeira





Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, Estêvão Couto Teixeira é o décimo quinto filho de uma família numerosa: 17 irmãos. Foi no convívio musical com a família que aprendeu e descobriu as primeiras notas, os primeiros sons, junto ao primeiro grupo musical da família, os “Unidos do Abacateiro". Primeiramente como percussionista, junto ao atabaque, ganzá, berimbau e pandeiro; com a flauta doce, presente dos pais, começou os estudos aos 14 anos de idade, no Centro Cultural Pró-Música de sua cidade natal.
Em 1976 iniciou os estudos de flauta transversal com Kim Ribeiro, aperfeiçoando-se com Copinha (Nicolino Cópia) no Rio de Janeiro, e Odette Ernest Dias, em Brasília. 
Em 1980, mudou-se para o Rio, ingressando e formando-se no curso de Bacharelado em Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Trabalhou como músico contratado na TV Educativa/RJ durante 3 anos e teve uma atuante participação na noite musical carioca, com destaques para as apresentações com o irmão Bilinho Teixeira, no Mistura Fina, na rua Garcia D'ávila onde, a convite do trumpetista Márcio Montarroios, teve a oportunidade de conhecer e tocar com importantes músicos de sua geração como: Heitor TP, Nico Assumpção, Artur Maia, André Tandeta, Vitor Biglione, Ricardo Silveira, José Lourenço, etc. Nos últimos anos, retornou ao Mistura Fina (agora na Lagoa Rodrigo de Freitas), onde se apresentou com Hélvius Villela, Alberto Continentino, Paulo Malaguti, dentre outros.
Estudou harmonia musical com Ian Guest e, no saxofone, teve como mestre o instrumentista mineiro Nivaldo Ornelas. Trabalhou como transcritor de músicas para os Songbooks de Caetano Veloso e para os 5 volumes de Bossa Nova produzidos por Almir Chediak. Participou dos trabalhos de transcrição de músicas do "Livrão da Música Brasileira" produzido por Toninho Horta.
Morando em Juiz de Fora desde 1987, mantém regularmente as atividades musicais no Rio de Janeiro, onde lecionou no CBM - Conservatório Brasileiro de Música - e na escola CIGAM, Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, onde foi professor de harmonia, flauta e saxofone. N mesma cidade, concluiu o Mestrado em Educação, dedicando-se às aulas no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, além das aulas particulares.




3 comentários:

  1. Olá, professor! Suas aulas têm me ajudado muito! Um abraço. Priscila Garcia de Mello (curso de capacitação de professores em Educação Musical - Módulo 1)

    ResponderExcluir
  2. Agora sabendo a sua história além de ficar imprenssionado me sinto privilegiado tendo aula com você. Meus parabéns não deve ter sido facil chegar onde você chegou.

    ResponderExcluir
  3. maior prazer foi conhecer esse cara !!!melhor professor do planeta!!

    ResponderExcluir